São alguns anos de atuação, algumas ideias que surgiram e muitas pessoas que nos inspiraram. Muita energia compartilhada, exemplos de luta, de vida, de sonho, afinal, temos todo tempo do mundo para sonhar e nos inspirar. Certo?
Todos que fizeram parte da equipe do programa "Papo Cabeça, Salve" carregam em sua bagagem muita experiência. São pessoas que merecem ser aplaudidas de pé, seja pelas batalhas pessoais ou pelas lutas em coletivo. Sou fã de cada uma delas. Quando falo da equipe, refiro-me a todos que fizeram o projeto possível, desde o início, com os agentes do SESC Bertioga, até as últimas gravações, com o jovem Wallace.
Mas quero citar aqui nesse texto uma pessoa especial para nós e para muitos de Bertioga, a Marcela Oliveira. Ela é uma das grandes responsáveis por esse projeto, por ele simplesmente acontecer e se manter ativo durante quatro anos. Sempre foi um grande aprendizado trabalhar com ela. Lembro bem de nossa primeira reunião, quando ela nos disse que a ideia do SESC era mostrar aos hóspedes da unidade, exemplos de jovens atuantes em Bertioga. Ficamos alucinados com a proposta! Logo pensamos em muitos amigos que poderiam conversar conosco e mostrar o valor humano que Bertioga tinha entre os jovens - o que tem até hoje e que cresce a cada dia. Mas, particularmente, uma coisa me deixou muito feliz: nós, jovens atuantes na cidade, podermos apresentar nosso trabalho dentro do SESC. Isso ainda não havia acontecido com um grupo organizado da cidade.
Daí então, as primeiras exibições seriam em janeiro e fevereiro, às segundas-feiras e, logo após a gravação, rolava uma balada, tudo ali, no CEA (Centro de Educação Ambiental). Mas, infelizmente, a participação dos jovens hospedados na unidade era baixa, havia mais jovens da cidade querendo assistir. Então, no final do projeto, veio a decisão da Marcela, junto dos Agentes Ambientais do SESC: “vamos continuar com o ‘Papo Cabeça, Salve’ nesse ano de 2013, mas ele será para a comunidade de Bertioga!”
Ficamos muito felizes com a notícia e começamos a viajar parados nas reuniões entre as frentes que faziam parte: Cufa Bertioga (Central Única das Favelas), ASB (Associação Skate Bertioga) representada por mim, Posse Par (Coletivo Posse Ação Resistência) representada pelo Vina e pelo Renan, Caio D'angelo que segurava a responsabilidade da mesa de som e a equipe de gravação da Tablas TV, representada pelo Luís Magalhães. Assim, vimos também o sonho de trazer pessoas que são referências nacionais para Bertioga.
Demos início e logo vimos a necessidade de agregar novas pessoas ao programa. Então pensamos no Bruno D'angelo, nome que o próprio irmão dele, Caio, lembrou. Todos haviam conhecido ele há pouco tempo, logo após a sua chegada em Bertioga. Sua entrada no projeto foi fundamental, e assim, conseguimos dar sequência nas gravações, dando mais atenção a tudo que era necessário, já que a equipe atuava em empresas privadas não podendo se dedicar 100% ao projeto.
Bruno iniciou com a representação de sua empresa, a Viabiliza e se dedicou 100% ao projeto. Ao final do primeiro ano, quando gravávamos um programa por mês, já havíamos agregado mais pessoas.
Trouxemos muitos nomes para conversar com jovens daqui e também convidamos muitas pessoas daqui para dividir espaço com convidados de fora. Lembro-me de uma edição muito bonita no primeiro ano, quando convidamos o atleta profissional de skate Fabio Castilho, o ativista ambiental da ONG Ecosurf, André Barbosa e o rapper Duds mdb, do Guarujá. Fabio carrega muitas histórias inspiradoras, que foram divididas com jovens da cidade em um dos momentos mais especiais para o skate em Bertioga. André, por sua vez, trouxe tanta coisa boa, tanta inspiração da luta ambiental da Ecosurf que fez brilhar os olhos dos presentes - eles são inspiração no mundo, imagina só, rs... E o Duds, rapper com total conexão com Bertioga, trouxe histórias pessoais e momentos especiais com o rapper Felipe, que fez parte do Monduba Crew e infelizmente já havia partido para outro plano. Foi foda! Muita energia presente! Nos anos seguintes, não foi diferente. E, mesmo com muita dificuldade trouxemos: Mc Marechal, Preto Zezé, Aline Constantino, Karen Feitosa, Jessika Puska. Convidamos diversos amigos locais, que foram e são inspiração até hoje: Juliano Uzueli, Ricardo China, Surian Mota, Paola Zanoto, Tribo Guarani, ONG Onda Sonora, entre outros.
No ano passado, eu criei um site e fui resgatar dados para acrescentar, lembrei que foram muitos momentos: + de 110 pessoas entrevistas, + de 60 intervenções, 7 escolas que nos receberam, 1 faculdade e mais de 6 mil pessoas alcançadas. São números expressivos e cheios de vida, de amor e esperança. O site não está pronto, mas, compartilho aqui com vocês: https://pmatos03.wixsite.com/papocabecasalve (Ah! Só para registrar. Eu gostaria muito de ter gravado uma edição no antigo cinema do SESC Bertioga, rs).
Esse mês completamos 6 anos desde a primeira exibição! Foram muitos momentos de felicidade e, acima de tudo, de aprendizado, tanto para nossa equipe quanto para vocês, o público do programa.
Quero agradecer por cada uma das pessoas que esteve nas gravações prestigiando um convidado e buscando inspiração na vida. Agradecer as pessoas que fizeram esse projeto acontecer, sem eles, nada seria possível. Após esses longos anos, ver tanta gente que entrevistamos e imaginar o quanto impactamos na vida das pessoas é motivo para seguir em frente propagando coisas boas.
Mesmo que não seja na frente das câmeras, o que é incrível imaginar que hoje, a rua, a vida é onde o Papo Cabeça acontece: na prosa com a senhora, na pessoa que você conheceu dentro do ônibus, na discussão sobre cidadania na escola, na faculdade ou na sua casa.
Hoje, nós do Papo Cabeça seguimos com projetos pessoais, cada um com seu objetivo, com sua meta e acima de tudo, cada um com seus sonhos no peito, na mente e no coração.
A equipe de programação do Sesc Bertioga segue com as atividades para a comunidade e para os hóspedes, transformando vidas e desconstruindo barreiras todos os dias. Sem eles, nada disso seria possível. Devemos agradecer também à gerência do SESC Bertioga, que sempre acreditou no programa e assim, fomos exemplo em diversas unidades do estado de São Paulo. Devemos agradecer a todos a todas as pessoas que passaram pelo Papo Cabeça para inspirar quem lá estava e por fim, queremos agradecer à você que foi até as gravações.
Tudo sempre foi feito com o maior profissionalismo e dedicação, do jeito que Bertioga merece e precisa. O “Papo Cabeça, Salve” será levado para sempre por todos que fizeram parte dele. Wong, vou compartilhar o projeto que você apresentou em alguma unidade do Sesc: https://prezi.com/fuoe0cas_dj7/papo-cabeca-salve-sesc-bertioga-2013/
E apesar do texto sempre falar do passado, rs, aluta não para, ela se transforma.
Eu sigo na luta e todo mundo que fez parte desse lindo projeto também, com novas ideias e propostas para contribuir para um mundo melhor (ou para o melhor mundo). Tudo que começa tem seu final - e isso é natural, faz parte da vida. Que os projetos como o Papo Cabeça recomecem em outros cantos de Bertioga e do Brasil. Que se espalhem de formas diferentes em territórios abandonados pelo poder público. Esse abandono faz surgir guerreirxs, faz surgir sonhos e união. Que tenhamos o espírito do Poeta J. Brito que, após tantos anos, tem energia de sair de sua casa e apresentar seu trabalho. Que as sementes plantadas em cada cabeça brotem em ideias e ideais (valeu Ca, rs – de nada, hehehe) e que estejamos sempre fortalecidos e esperançosos em dias melhores, em mudanças de fato, acreditando no ser humano e acreditando sempre que a arte, a cultura, o esporte e tudo que é inspirador, SALVA VIDAS! Que os jovens de Bertioga sejam a mudança que a cidade - e o mundo - precisa ver.
Gratidão eterna: Marcela Oliveira, Débora, Guta, Marcos Laurenti, Henrique, Amanda Prado, Loba, Wong, Emerson, Ivan, Séfora, Bokerman e a outros funcionários do Sesc que estiveram conosco. Vina, Caio, Bruno, Renan, Junior Imigrante, TK, Wallace, Stheffany, Poeta Seu brito, Dj Ivon, Luís Mag, Felipe Mag, Buguelo, Jéssica, Bigorna, Anderson, Ricardo China, à todos os professores e diretores das escolas que passamos, à todos que entrevistamos e que se apresentaram. Muitíssimo obrigado !
Comments